Montagem em teatro de marionetes do Grupo Giramundo promove encontro
com a música erudita e a estrutura de uma orquestra
Contagem, junho de 2025 – Em uma releitura lúdica do célebre grupo Giramundo Teatro de Bonecos, o clássico conto russo “Pedro e o Lobo” chega a Contagem no próximo domingo, 3 de agosto, às 11h. A atração, totalmente gratuita, acontece no Parque Ecológico Fernão Dias e integra a temporada de 15 anos do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames.
Com 50 minutos de duração e classificação livre, “Pedro e o Lobo” utiliza a técnica de marionetes a fio para proporcionar uma experiência lúdica e educativa e a oportunidade de mergulhar no universo da música clássica. O roteiro se baseia na célebre obra do compositor russo Sergei Prokofiev, escrita em 1936. Com o cuidado de manter a essência original, a peça introduz as crianças à estrutura fundamental de uma orquestra, seus timbres e as diferentes famílias de instrumentos. A escolha das marionetes a fio é estratégica, possibilitando que os personagens ganhem movimento e expressividade.
Desde sua estreia, em 1993, “Pedro e o Lobo” tornou-se um dos espetáculos mais emblemáticos do Grupo Giramundo. A montagem consolidou a participação de atores como marionetistas, técnica que se tornaria recorrente nas produções seguintes. Também é a obra mais apresentada na história da companhia, formada em 1970, em Belo Horizonte.
“Apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio cultural é fortalecer a rica identidade brasileira: celebramos nossa diversidade, ampliamos horizontes e construímos pontes significativas para o futuro”, declara a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.
“Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro”, conclui Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.
Com patrocínio da Fundação ArcelorMittal por meio da ArcelorMittal e Belgo Arames, esta apresentação é viabilizada por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Lima Produções Culturais e do Governo de Minas Gerais.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal — maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.
Sobre a Belgo Arames
Com 50 anos de história, a Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com expertise e tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Com oito unidades pelo país, sua sede é em Contagem (MG).
Serviço
O quê: “Pedro e o Lobo”
Quando: 3 de agosto, domingo, às 11h
Onde: Parque Fernão Dias (Rua Rio Comprido, 4.655, Riacho das Pedras – Contagem)
Apresentação gratuita e acessível em libras
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Link para fotos aqui
Crédito: Acervo Giramundo