INHAC e UFMG firmam parceria para fortalecer a formação de novos cozinheiros em Minas

Cessão de professores e assistência aos alunos estão entre as atividades previstas

O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) darão um importante passo conjunto para o fortalecimento da mão de obra na gastronomia mineira. Nesta sexta, dia 8 de agosto, será assinado um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer cooperação mútua para o desenvolvimento social, educacional e profissional de jovens atendidos pelo INHAC. A nova parceria representa um avanço importante na qualificação da formação técnica e acadêmica oferecida pela escola, reconhecida por seu impacto transformador na vida de centenas de alunos.

Pelo acordo, a UFMG se compromete a apoiar o INHAC por meio da cessão de professores para aulas teóricas e estagiários para atuação interdisciplinar, da ampliação do acesso aos serviços e recursos da universidade para os alunos da escola e da colaboração em projetos de pesquisa e extensão voltados à gastronomia. O protocolo abre portas para a implantação futura de um curso de graduação em Gastronomia na UFMG, em parceria com o INHAC, fortalecendo o campo acadêmico na área com novas possibilidades para os estudantes de Gastronomia.

A diretora executiva do INHAC, Sarah Rocha, comemora a parceria: “Firmar esse protocolo com a UFMG é um passo decisivo na consolidação do nosso propósito de transformar vidas por meio da gastronomia. Ao unirmos forças com uma das mais respeitadas instituições de ensino do país, ampliamos horizontes para nossos alunos, que agora terão acesso a uma formação ainda mais qualificada, conectada com o conhecimento científico e com as práticas mais atuais da área. Essa parceria é também o reconhecimento da seriedade e do impacto do trabalho que realizamos no INHAC”.

A assinatura do protocolo reforça o papel da educação como ferramenta de inclusão e mobilidade social.

Mais sobre o INHAC

Assinado pelo chef Leo Paixão, o INHAC é uma escola social de gastronomia que faz parte do Programa Trilhas de Futuro do Governo de Minas. Oferece anualmente o Curso Técnico em Gastronomia, com 80 vagas gratuitas. O curso propõe uma metodologia inovadora, para além da formação técnica. É reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e tem carga horária de 960 horas. Integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), o INHAC conta com duas cozinhas-laboratório didáticas, biblioteca de gastronomia, salas de aula completas, mezanino gourmet e área de convivência. Juntos, formam um centro cultural inédito no país que atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais de Minas e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. O CRQA e o INHAC têm patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Cemig, Anglo American, AngloGold Ashanti, Sicoob, Geosol, EPO e Espaço 356. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre a UFMG

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a mais antiga universidade do estado de Minas Gerais. Foi fundada em 7 de setembro de 1927 e, quase um século depois, se posiciona como liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa e inovação em diversas áreas do conhecimento e figura com destaque nas principais avaliações e classificações de universidades nos âmbitos nacional e internacional.

 

Reunindo cerca de 59 mil pessoas nos municípios de Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina e Tiradentes, sua comunidade acadêmica se organiza em torno de 97 cursos de graduação, 93 programas de pós-graduação e 753 grupos de pesquisa. Em 2024, a UFMG alcançou 1,5 mil registros de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), marca que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do país.

 

Desde a criação da UFMG, os seus egressos exercem grande influência na vida cultural, política e econômica, atuando como lideranças da intelectualidade, do direito, das artes e da ciência e com protagonismo na gestão de organizações públicas e privadas do estado e do país. Sua atuação social, por meio da extensão universitária, alcança cerca de 3,3 milhões de pessoas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados