Exposição e seminário em São Paulo celebram legado de Nelson Mandela

José Cruz/Agência Brasil

Mostra está sendo apresentada no Centro Cultural São Paulo

No dia 18 de julho é celebrado o Dia Internacional Nelson Mandela, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à contribuição de Mandela para a paz e liberdade em todo o mundo.

Morto em dezembro de 2013, aos 95 anos, Mandela lutou incansavelmente pelo fim do regime de segregação racial (apartheid) na África do Sul.

Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. O líder ficou conhecido como Madiba (reconciliador) devido ao clã a que pertencia e recebeu o título de O Pai da Pátria.

E para celebrar sua história, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) está promovendo uma exposição gratuita em homenagem a Mandela. Chamada de Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação, a mostra apresenta 50 painéis fotográficos que foram trazidas ao país pelo Instituto Brasil África (IBRAF) em parceria exclusiva com a Nelson Mandela Foundation, entidade criada por Mandela em Joanesburgo, na África do Sul.

A exposição busca apresentar ao público alguns aspectos menos conhecidos sobre sua vida. Entre elas, o fato de Mandela ter fugido de um casamento arranjado e de uma posição de destaque em uma sociedade tradicional para perseguir um futuro político. A exposição também apresenta um Mandela jovem, que corria longas distâncias e praticava boxe.

“Na exposição, é possível observar não apenas uma faceta de Mandela, mas várias. Madiba era muitos, por vezes uma figura controversa, e o que a exposição nos mostra é que ele era, acima de tudo, uma pessoa normal, com defeitos, assim como eu e você”, disse o professor João Bosco Monte, fundador e presidente do Instituto Brasil África, por meio de nota.

Em cartaz até 30 de agosto, a mostra já passou por Brasília e seguirá por outras cidades brasileiras até 2025. Em São Paulo, ela é gratuita e incluirá uma ação especial que será realizada hoje (18), data em que se celebra Mandela Day. O seminário A vida e o legado de Nelson Mandela acontece no CCSP, na Sala Jardel Filho, e tem início às 16h.

Seminário

Nesse seminário serão realizados debates que vão abordar as estratégias de Mandela para promover a paz, a luta contra o racismo e a discriminação e a educação como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico.

Mais informações sobre a exposição e o seminário poderão ser obtidas no site do CCSP.

Fonte:Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Em comemoração ao aniversário de Gilberto Gil, Samuel Rosa escolheu a data de hoje, 26 de junho, para lançar o clipe de “Vamos Fugir”, single que o mineiro regravou com a participação de Gil e lançou no início deste mês. Assista aqui: https://youtu.be/5KVqUAXg-Cw?feature=shared O curta reúne cenas de making of do encontro de ambos no estúdio Cia dos Técnicos, no Rio de Janeiro, intercaladas com animações feitas pela ilustradora Julia Marinelli. A direção do clipe ficou a cargo de Philippe Noguchi. Gravar com Gil sempre foi um grande sonho de Samuel Rosa. Neste mês, além do lançamento do single que foi sucesso na voz do cantor baiano, Samuel foi o convidado especial do show de Gilberto Gil, no Mineirão, cantando “Vamos Fugir”. A direção musical e arranjos ficaram por conta de Samuel Rosa e a direção geral do lançamento é de Augusto Nascimento e Flora Gil. Ficha Técnica Produtora: Kinopocket Direção: Philippe Noguchi Produção: Guilherme Prates Animações: Julia Marinelli Imagens Making of: Philippe Noguchi, Rodrigo Ocampo e Artur Borza Montagem: Marcelo Machado e Philippe Noguchi Composição, VFX e Cor: Philippe Noguchi Programação: Bezebra e Francci Músicos: Doca Rolim | violão, guitarra e slide Alexandre Mourão | contrabaixo e vocais Pedro Kremer | piano elétrico, órgão e vocais Marcelo Dai | bateria, percussão e vocais Pedro Aristides | trombone Petro Mota Jr | trompete

Em comemoração ao aniversário de Gilberto Gil, Samuel Rosa escolheu a data de hoje, 26 de junho, para lançar o clipe…