O espetáculo infantil “Os Habitantes do Fundo do Rio” leva música, dança e personagens inspirados na fauna aquática do Rio São Francisco às crianças da primeira infância, em Belo Horizonte. Narrada por Iara, a sereia guardiã dos rios, a montagem apresenta o Peixe Cascudo, a Tartaruga do Rio, o Surubim, o Peixe-Cachorro e a Piranha em uma aventura que ensina sobre a importância do cuidado com a água e da preservação da natureza. As apresentações acontecem entre os dias 25 e 28 de agosto, em cinco Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), com acesso gratuito para a comunidade escolar.
A iniciativa integra o projeto “Os Habitantes do Fundo do Rio nas Escolas (Rio São Francisco) – Espetáculos” (nº 1932/2023), realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e conta com o patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A.
“Este espetáculo dá sequência ao meu trabalho, que inclui o projeto O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar, que está completando 10 anos. Trabalhar com a natureza brasileira é uma forma de contribuir para a preservação de nossos ecossistemas. Com Os Habitantes do Fundo do Rio, queremos sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar da água, dos rios e do meio ambiente. Conscientizar as crianças é fundamental para que cresçam com valores de respeito e amor pela natureza, aprendendo a cuidar do nosso planeta desde cedo”, destaca Cláudio Fraga, criador do projeto e autor das músicas apresentadas.
Sinopse
Os Habitantes do Fundo do Rio é uma viagem encantada ao mundo subaquático do Rio São Francisco, guiada por Iara, a sereia guardiã, que apresenta a fauna e flora do rio através de personagens cativantes. Em uma aventura musical com dramaturgia, músicas com as características dos animais, e dança coreografada, o espetáculo convida crianças e famílias a mergulharem em um mundo de magia e do conhecimento.
Serviço – “Os Habitantes do Fundo do Rio nas Escolas (Rio São Francisco) – Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
- 25 de agosto (segunda-feira), 9h – EMEI Gameleira
- 25 de agosto (segunda-feira), 14h30 – EMEI Vila Leonina
- 26 de agosto (terça-feira), 9h – EMEI Califórnia II
- 27 de agosto (quarta-feira), 9h – EMEI Mantiqueira
- 28 de agosto (quinta-feira), 9h – EMEI Monte Azul
Informações: @otubaraomartelo