Arte educadoras Luísa Godoy e Bárbara Macedo realizam oficinas para desenvolver habilidades de elaboração e condução de atividades coletivas utilizando metodologias lúdicas e artísticas.

Essa oficina faz parte do Percurso Formativo do Projeto Xia, que já contou com outras duas ações

As arte educadoras Luísa Godoy e Bárbara Macedo realizam oficinas de desenvolvimento de habilidades para ultrapassar paradigmas na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, no CRAS Santa Rosa, localizado na rua Major Delfino de Paula, 2553, bairro São Francisco, em Belo Horizonte.  A ação integra a 2ª Edição do projeto XIA, consiste numa experimentação estruturada para elaboração direcionada de oficinas de sensibilização dos sentidos com o intuito de atender quem quer iniciar-se na condução de propostas para o enfrentamento de violências.

De acordo com Michelle Sá, que é curadora do projeto, a oficina é dividida em dois módulos. “No primeiro, as pessoas vão vivenciar e reunir conhecimentos como participante, no intuito de, em um segundo momento, com direcionamento, elaborar projeto e realizar trocas para a construção de repertório inicial para propor oficinas de forma independente”, explica.

As oficinas serão ministradas pelas arte educadoras Luísa Godoy e Bárbara Macedo. Luísa Godoy é doutoranda em Artes na Pós-EBA/UFMG, onde defendeu o mestrado. Fez especialização em Artes e graduação em Artes pela Escola Guignard/UEMG, foi prêmio na XV Mostra Interna. Bárbara Macedo é mestranda em Artes na Pós-EBA/UFMG e pós-graduanda na especialização em Gestão de Diversidade nas Organizações (UNISE). Graduada em Artes pela Escola Guignard/UEMG. Indicada ao Prêmio PIPA em 2023.

Essa oficina faz parte do Percurso Formativo do Projeto Xia, que já contou com outras duas ações. “O percurso é uma oportunidade única para vivenciar e refletir sobre a utilização de recursos lúdicos e linguagens artísticas na abordagem de temas essenciais como sexualidade, gênero e raça”, exemplifica Michelle.

A ação tem como objetivos, capacitar os profissionais, desenvolver habilidades para elaborar e conduzir atividades coletivas utilizando metodologias lúdicas e artísticas, fomentar a reflexão, proporcionar uma experiência que permita a reflexão sobre as práticas atuais e a construção de novas abordagens, ampliar o repertório, oferecer uma experiência prática que enriqueça o repertório de ferramentas e técnicas dos participantes.

“Assim, o “Xia 2024″ visa a promover uma reflexão profunda sobre a complexidade da experiência humana e a importância de resgatar a essência de cada indivíduo em meio a um mundo que muitas vezes nos desconecta de nossa própria identidade. É uma oportunidade de mergulhar no universo poético dos corpos que dançam, cantam e celebram a pluralidade que nos torna únicos e especiais”, explica a curadora do projeto.

Sobre o projeto

O projeto XIA – Programação cultural (Chamamento Público CMDCA/BH No 001/2022), realizado pelo Instituto Se Toque, visa promover espaço de experimentação, troca e investigação da arte como ferramenta de transformação social e reconhecimento da existência de corpos e expressões culturais dissidentes por meio de uma programação cultural e artística voltada para adolescentes e seu entorno (crianças, familiares e responsáveis) visando a ampliação do acesso à arte, a cultura e ao lazer, criando ainda oportunidades de desenvolvimento integral ao público em situação de vulnerabilidade, uma vez que as atividades do projeto têm caráter interdisciplinar.

Sobre o Instituto Se Toque

O Instituto Se Toque é uma iniciativa de experimentação e pesquisa em arte, gênero e sexualidade, idealizado pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz. Fundado em 2014, o Instituto oferece oficinas, vivências e projetos culturais para mulheres, corpos dissidentes e jovens. O Instituto se formalizou como uma Organização Sociocultural em 2021. Seu trabalho se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo igualdade de gênero e bem-estar para todos.

Serviço: Oficinas para desenvolver habilidades para elaborar e conduzir atividades coletivas utilizando metodologias lúdicas e artísticas

Datas:  20 de setembro

Horário: 8h30

Local: CRAS Santa Rosa. Endereço: Rua Major Delfino de Paula, 2553 – São Francisco, Belo Horizonte.

Gratuito. Vagas esgotadas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados