Em combate ao racismo religioso em relação as crenças de matrizes africanas, especialmente dentro das salas de aula, o autor Erisvaldo Pereira, lança o livro paradidático “O encontro do Menino Jesus com a tradição dos Orixás”. A apresentação acontecerá no dia 18 de setembro (quarta-feira) na Casa de Cultura Nair Mendes, em Contagem, a partir de 19h.
Além disto, a obra nasce com o objetivo de instaurar o diálogo intereligioso que pode ser estabelecido entre a tradição dos Orixás e o Cristianismo, religiões distintas, mas que têm a figura divina como liderança. Outra missão é conseguir contribuir para que crianças e jovens de diferentes idades, que sigam religiões de matrizes africanas, se sintam acolhidos e consigam se autoafirmar enquanto membro de uma comunidade religiosa.
“Em muitos casos, a escola tem sido um espaço perverso para crianças e adolescente de matrizes africanas. Religiões como o Candomblé, a Umbanda, a Cabala e outras. Isso porque o racismo religioso e falta de visão sobre a realidade destas religiões fazem que nossas crianças escondam suas raízes religiosas por medo e até vergonha. Nossas crianças não podem se sentir envergonhadas disto. A fé é algo que deve existir para libertar, não para aprisionar”, discute o autor.
É por isso que Erisvaldo acredita na importância do diálogo religioso, dentro e fora das salas de aula. “É entristecedor ver nossas crianças chegando em casa chorando porque, de certo modo, foi alvo de brincadeiras e comentários de mau gosto, ou até mesmo agressões verbais e físicas. Sem falar de quando não acontece também o próprio professor falta com empatia ou não sabe lidar com a diferença religiosa. Ninguém pode ser sucumbido a desavença religiosa”, completa o escritor.
Para o lançamento, o autor prepara uma roda de conversa e debater aceca da pauta principal envolto ao livro. A participação é gratuita. Erisvaldo estará disponível para atender dúvidas tanto da obra quanto do tema e ainda estará disponível para cumprimento aos participantes e para autógrafo.
“Esperamos que, desde os pedagogos até os gestores encontrem elementos neste livro para compreender a diferença religiosa e para dizer ‘eu respeito a religião do outro, eu valorizo a religião do outro e eu acolho a religião do outro’. Respeito, valorização e acolhimento são os princípios fundamentais para avançarmos numa relação pedagógica saudável e verdadeiramente humana.
SOBRE O AUTOR
O autor Erisvaldo Pereira dos Santos Professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto. Realiza o segundo estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas – FAJE sob a supervisão do professor Dr. Geraldo Demore. É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus – Jesuítas. Atua como como professor no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Metodologia Científica e de Relações Étnico-Raciais. É professor do Mestrado e Doutorado em Educação da UFOP.