Margareth Menezes recebe Ordem do Mérito da Defesa durante celebração aos 25 anos do Ministério da Defesa

Honraria tem a finalidade de reconhecer e premiar personalidades civis e militares que contribuem com as Forças Armadas

 

Nesta quarta-feira (28), o Ministério da Defesa celebrou seus 25 anos de criação com uma cerimônia realizada no Clube do Exército, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de autoridades como a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Na ocasião, ela foi agraciada com a Ordem do Mérito da Defesa, uma das mais altas honrarias concedidas pela Pasta, entregue pelo próprio ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

A Ordem do Mérito da Defesa tem a finalidade de reconhecer e premiar personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas. Além disso, a honraria também é concedida a militares que se destacam no exercício de suas funções e, excepcionalmente, a organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras. Ao todo, 246 personalidades civis e militares, juntamente com três instituições militares, foram condecoradas.

A ministra Margareth Menezes, ao receber a honraria, destacou a importância da cultura na construção de um Brasil mais justo e unido.

“Receber essa condecoração é uma honra que compartilho com todos aqueles que acreditam no poder transformador da cultura. A cultura é a alma de um povo”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente Lula exaltou a importância das Forças Armadas para o Brasil, destacando o papel essencial que desempenham na defesa do país e em situações de emergência.

“Esse Ministério simboliza os esforços da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para garantir não apenas a defesa do Brasil, mas também para contribuir significativamente em áreas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país. Celebramos hoje a verdadeira missão das Forças Armadas, que é servir à nação brasileira. Garantir a ordem, não em nome de uma ideologia ou a serviço de pretensões políticas individuais, mas em nome, acima de tudo, da soberania de um país e da proteção do povo,” afirmou.

Lula também destacou a atuação do Ministério da Defesa em situações críticas, como a crise humanitária enfrentada pelo povo Yanomami e as enchentes no Rio Grande do Sul.

“O povo brasileiro deve se orgulhar das ações da Defesa durante as enchentes do Rio Grande do Sul, recuperando pontes e rodovias, montando hospitais de campanha e transportando toneladas de alimentos, medicamentos e roupas aos desabrigados”, completou.

José Múcio, da Defesa, relembrou a trajetória do Ministério ao longo de seus 25 anos de existência e ressaltou a sinergia entre as Forças Armadas.

“Chegamos aos 25 anos de criação do Ministério da Defesa, onde os esforços do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Secretaria-Geral se unem aos trabalhos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na busca pela sinergia das ações, pela atenção ao nosso povo e à defesa do Brasil. Diariamente realizamos tarefas para servir ao país na busca pela integridade e segurança, pela manutenção da soberania no mar, em terra e no ar”, declarou o ministro.

Durante a cerimônia, o ministro também anunciou uma medida histórica: o início do alistamento militar voluntário para mulheres. Essa iniciativa, inédita no Brasil, permitirá que mulheres a partir de 18 anos possam se alistar voluntariamente nas Forças Armadas, algo que até então era restrito apenas aos homens.

“Contar com a força da mulher no serviço militar será um ganho para as Forças Armadas e para a sociedade brasileira”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados