Mostra será realizada em Contagem, de 09 a 21 de agosto, com a exibição de 5 filmes de diferentes lugares do país. Programação gratuita será presencial e virtual, com a exibição de filmes e bate-papos com realizadores
As linguagens artísticas da dança e do documentário se unem para gerar reflexões sobre a produção de dança no Brasil na mostra “Move Concreto! Dança e Documentário”. O evento, que acontece de forma presencial e online de 09 a 21 de agosto de 2024, apresentará documentários de dança, videodanças e filmes que exploram a dança como protagonista. Realizado pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre e patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, o evento busca explorar a videodança como um campo híbrido, que transcende a mera transposição da dança do palco para as telas. Ao todo são 5 produções que serão exibidas em diferentes espaços públicos de Contagem e no youtube. Além da exibição dos filmes, a Mostra traz bate-papos com os realizadores das produções.
Uma variedade de olhares sobre a dança estão presentes na programação, com filmes de diferentes estados: “O Artista e a Força do Pensamento” (SP), de Elder Fraga; “Ainda Quando” (MG), de Luísa Machala; “Dance Funk” (GO), de Susan Santtos; “Os Molekes de Mestre Bebé” (MG), de Marina Araújo; e “O Legado de Marlene Silva: Marlene Silva Dança o Mundo” (MG), de Elaine do Carmo. “A dança unida ao documentário pode trazer diferentes reflexões sobre as produções de dança no país. Pode ser também um material educacional, ampliador de conhecimentos, performativo e gerador de novos desejos em relação a como se cria e se fala sobre a dança atualmente. A mostra traz trabalhos construídos dentro das especificidades e possibilidades do campo, explorando as relações entre corpo, câmera e edição”, explica Duna Dias, curadora da mostra.
“O Artista e a Força do Pensamento” (SP), longa-metragem de Elder Fraga é o filme que abre a mostra. A produção retrata a vida e obra do coreógrafo Marcos Abranches, portador de “Coreoatetose”, que utiliza sua condição como referência para a construção de sua linguagem artística. Premiado internacionalmente, o filme oferece uma reflexão profunda sobre a relação entre equilíbrio e desequilíbrio na dança, explorando a superação e a beleza da alma através do movimento.
A mostra Move Concreto! também oferece uma programação virtual rica e acessível, com exibições online de todos os filmes entre os dias 12 e 21 de agosto, através do canal do Youtube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Além disso, o público poderá participar de bate-papos virtuais com os realizadores dos filmes, com tradução em Libras, proporcionando um espaço de diálogo e troca sobre as obras e a dança como um todo.
Programação Presencial
Gratuita, sujeita à lotação dos espaços
09/08 (sexta), às 20h – Abertura da mostra com exibição do longa “O artista e a força do pensamento” no Espaço Trama de Teatro – Av. Carmelita Drumond Diniz, nº 527, Parque Maracanã, Contagem.
Sinopse: Dirigido por Elder Fraga, o documentário de 94 minutos retrata a vida e obra do coreógrafo e dançarino Marcos Abranches, que tem “Coreoatetose” rara. Abranches usa sua condição como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal. O filme explora o equilíbrio e desequilíbrio na dança e na vida do artista, mostrando também sua carreira internacional.
13/08 (terça), às 19h50 – Exibição dos curtas “O legado de Marlene Silva: Marlene Silva Dança o mundo” e “Os Molekes do Mestre Bebé” – Público: EJA – Escola Estadual Professora Maria Coutinho – Av. José Luís da Cunha, nº 477, Alvorada, Contagem.
Sinopse – O legado de Marlene Silva: Marlene Silva dança o mundo: Dirigido por Elaine do Carmo, este documentário póstumo de 15 minutos celebra o legado da bailarina Marlene Silva, precursora da Dança Afro em Minas Gerais.
Sinopse – Os Molekes de Mestre Bebé: Dirigido por Marina Araújo, este curta de 14 minutos é um diário filmográfico de uma dançarina que relata seu aprendizado com Mestre Bebé e sua família, guardiões da tradição da Dança dos Caboclos-Malhação de Judas de Major Sales, sertão do Rio Grande do Norte.
15/08 (quinta), às 14h – Exibição dos curtas “O legado de Marlene Silva: Marlene Silva Dança o mundo” e “Ainda quando” – Público: Ensino Médio – Escola Estadual Francisco Firmo de Matos – Av. João César de Oliveira, nº 760, Eldorado, Contagem.
Sinopse – Ainda quando: Dirigido por Luísa Machala, este curta de 13 minutos mostra a persistência do corpo em vagar com coragem para além de sua própria história. A desobediência aparece como condição do corpo, como único modo de existir.
20/08 (terça), às 19h50 – Exibição do curta “Dance Funk!” – Público: EJA – Escola Estadual de Ensino Médio Darcy Ribeiro – Rua Stela Diniz Macedo, nº 301, Darcy Ribeiro, Contagem.
Sinopse: Dirigido por Susan Santtos, o documentário de 35 minutos observa a dança funk nas periferias brasileiras, destacando seu potencial de ensino sobre as culturas negras e afro-diaspóricas contemporâneas.
Programação Virtual
12 a 21 de agosto de 2024 – Exibições virtuais dos filmes com acessibilidade via canal no YouTube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre.
Bate-Papos – Conversas com os Realizadores
Via canal no YouTube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Com tradução em Libras.
-
12/08 (segunda) às 18h – Bate-papo com Elder Fraga e Marcos Abranches – filme “O artista e a força do pensamento”.
-
14/08 (quarta) às 21h – Bate-papo com Susan Santtos – filme “Dance Funk!”.
-
15/08 (quinta) às 19h – Bate-papo com Elaine do Carmo – filme “O legado de Marlene Silva: Marlene Silva dança o mundo”.
-
15/08 (quinta) às 21h – Bate-papo com Luísa Machala – filme “Ainda quando”.
-
21/08 (quarta) às 19h – Bate-papo com Marina Araújo – filme “Os Molekes de Mestre Bebé”.
Serviço
Mostra Move Concreto! Dança e Documentário
Data: 09 a 21 de agosto de 2024
Locais: Espaço Trama de Teatro e escolas de Contagem (presencial); canal do Youtube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre – @grupocontemporaneodedancal5224 (virtual)
Entrada gratuita (sujeita à lotação dos espaços)