Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta “As Aventuras do Peixinho Nuni”. O espetáculo musical narra as aventuras do peixinho angolano Nuni, que capturado por pescadores faz uma viagem de 7 dias e 7 noites para um lugar desconhecido por ele, chamado Brasil. Na tentativa de voltar à África, o peixinho é guiado pelos bichos que moram no leito do rio, percorrendo o Brasil de norte a sul, conhecendo novas paisagens, fazendo amizades e aprendendo muito por onde passa.
Pensando em resgatar canções do cancioneiro brasileiro e integrar sua vivência dos palcos com seu amor pelo ensino e pelas crianças, a artista, Carla Casarim, que assina esse trabalho como diretora artística, musical, roteirista e como o próprio Peixinho Nuni, protagonista dessa história, traz uma narrativa cheia de aventuras, ensinamentos sobre cultura brasileira e africana, geografia, autoconhecimento, ecologia, temporalidade, estimulando a imaginação das crianças e trazendo um novo despertar sobre a importância de entendermos nossos sentimentos e de preservar o nosso planeta.
Cantora, compositora, educadora musical e professora de canto há mais de 10 anos, Carla Casarim formou-se em licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e sempre conciliou sua carreira artística com a educação. A artista que foi semifinalista do programa The Voice Brasil (2014), já cantou ao lado de diversos artistas de renome nacional e internacional, como Carminho, Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Fagner, e tem uma vasta carreira tanto em seu trabalho solo de MPB quanto como vocalista da banda de forró Bicho de Pé. Preparadora vocal e professora de musicalização, a artista apresenta seu mais novo projeto “As aventuras do peixinho Nuni”, um musical voltado para as crianças.
No musical a narrativa é construída através dos mais diversos gêneros do cancioneiro nacional, com canções de Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Jackson do Pandeiro, cantigas populares, canções autorais de novos compositores e da própria autora da peça Carla Casarim. A música africana também é marcante na narrativa, pois resgata a origem do peixinho Nuni. As histórias e músicas são interpretadas ao vivo por três músicos/atores que brincam, contracenam e dão vida a diversos personagens que ajudam Nuni a encontrar o caminho até o mar.
Um espetáculo educativo que convida as crianças a entenderem sobre geografia, temporalidade, sentimentos e emoções, e enfatiza a importância de preservarmos a natureza.
“As Aventuras do Peixinho Nuni” estreia no Teatro Alfredo Mesquita em apenas duas apresentações, nos dias 26 e 27 de agosto, às 16h, com entrada gratuita. Os ingressos serão retirados na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo.
“As Aventuras do Peixinho Nuni”
2 apresentações
26 e 27 de agosto, sábado e domingo, às 16h
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo.
Entrada gratuita
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/as-aventuras-do-peixinho-nuni/2122598
Retirada dos ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do teatro
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Instagram: https://www.instagram.com/peixinhonuni/