Aumento dos diagnósticos de autismo em adultos gera demanda por profissionais mais qualificados

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta uma parcela significativa da população mundial e, com o passar dos anos, o diagnóstico de autismo em adultos é cada vez mais comum.
Foto: Divulgação

A necessidade de profissionais qualificados para atender a crescente demanda desta faixa etária é urgente e evidencia a importância da capacitação para melhor compreender e auxiliar esse grupo específico.

Quando se trata do autismo na fase adulta, informações divulgadas pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) em 2020 revelam que a incidência dessa condição é cerca de 2,2% da população mundial.

Sabendo que a apresentação clínica é diversa, torna-se essencial que o profissional de saúde mental seja hábil em identificar as sutilezas do funcionamento cognitivo dessas pessoas, podendo assim oferecer suporte adequado para o transtorno e tratamento das possíveis comorbidades.

No Brasil, embora seja desafiador encontrar dados e estatísticas gerais sobre o autismo, é possível estimar a existência de cerca de 4.5 milhões de pessoas com TEA no país, tomando como base os números fornecidos pelo CDC.

Visando identificar essa demanda crescente, a Escola Internacional de Desenvolvimento (EID) lançou o curso remoto “O Essencial para Compreender Autismo em Adultos”, voltado para profissionais da saúde e áreas biológicas, sob a coordenação das professoras Amélia Dalanora e Mirian Revers Biasão.

Mirian Revers Biasão, docente do curso, enfatiza a importância da qualificação entre os profissionais da saúde: “O profissional da saúde precisa ser capaz de compreender a maneira como o paciente autista experimenta o mundo, seus comportamentos e se isso está relacionado a uma estrutura cerebral diferente”.

Amélia Dalanora destaca que o programa oferece informações diretamente relacionadas à melhoria da prática clínica, utilizando uma linguagem clara e didática somadas a apresentação de dados atualizados e baseados em evidências científicas.

As aulas são transmitidas online e ao vivo e ministradas por docentes altamente qualificados na área. Posteriormente, ficam gravadas na plataforma da EID, permitindo flexibilidade aos participantes.

Com certificado de extensão e carga horária de 20 horas, o curso pode ser concluído em até seis meses. Para obter mais informações, basta acessar o site oficial da escola em https://www.e-eid.com/.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados