A inovação trazida pelo projeto do Espaço 356, primeiro living center da capital mineira, foi reconhecida no Prêmio GRI Awards. O empreendimento, construído pelo Grupo EPO na saída para o Rio de Janeiro, na BR-356, em Belo Horizonte (MG), ficou em terceiro lugar na categoria “Melhor Projeto de Shopping Center”. A premiação é uma das mais prestigiadas do setor imobiliário brasileiro, promovida pelo GRI Club. A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (12/11), em um jantar especial em São Paulo, onde Aurélio Resende Neto, superintendente do empreendimento, recebeu o troféu.
O 356 possui um conceito que une lazer, bem-estar em família, esportes, entretenimento, cultura, eventos, compras e serviços em um único espaço. A concepção arquitetônica do empreendimento, projetada por Alexandre Nagazawa da BLOC Arquitetura Imobiliária, foi pautada no retrofit da estrutura de um antigo motel existente no local, aproveitando sua modulação e adaptando-a para um novo uso, requalificando não apenas o edifício, mas toda a região. Para valorizar a vista privilegiada do skyline de Belo Horizonte, que conecta os visitantes à paisagem composta pela Serra do Curral e pela Estação Ecológica do Cercadinho, o projeto ganhou uma grande esplanada e um rooftop.
“Os centros comerciais estão passando por uma transformação significativa. A conveniência do e-commerce é inegável, mas as pessoas anseiam por experiências mais ricas e personalizadas. No Espaço 356 buscamos criar um ambiente que transcenda a simples compra, oferecendo momentos únicos e inesquecíveis. É a possibilidade de conectar-se com a natureza, saborear uma culinária diversificada, praticar esportes e desfrutar de atividades culturais, tudo isso em um só lugar. Essa é a proposta que buscamos na evolução do projeto do 356”, explica Nagazawa.
A ambientação segue o conceito de “urban jungle”, incorporando uma variedade de plantas, árvores e arbustos em um jardim com ideal naturalista, criando um refúgio verde que permeia todo o complexo.
Para Aurélio, o prêmio é um reflexo do esforço coletivo e da visão audaciosa do Grupo EPO e seus parceiros. “Nosso objetivo sempre foi desenvolver um living center que transcendesse a ideia convencional de shopping, oferecendo uma experiência completa e integrada. Buscamos criar um ambiente que unisse funcionalidade e estética, em plena harmonia com a natureza e o contexto urbano ao redor. Esta distinção é uma confirmação valiosa de que estamos no caminho certo, alinhados com as melhores práticas e as mais modernas tendências globais do setor”, destaca.
Experiências gastronômicas e culturais
O Espaço 356, que tem a gestão e comercialização da GSA Ativos, já oferece aos visitantes uma série de operações em funcionamento. O restaurante Rizoma é uma das atrações gastronômicas, oferecendo buffet no almoço e cardápio à la carte à noite, com opções variadas como parrilla, pizza, ceviches e culinária oriental, além de um buffet de antepastos.
No setor cultural, o Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais (CRQA) se destaca com um espaço dedicado ao queijo, um dos patrimônios da gastronomia mineira, que oferece produtos e experiências relacionados a essa tradição. O CRQA também abriga o Instituto de Hospitalidade de Artes Culinárias (Inhac), um projeto idealizado pelo renomado chef Léo Paixão e por Sarah Rocha, que oferece formação técnica em gastronomia e hospitalidade para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Lazer e esportes para todas as idades
Pensando em proporcionar diversão para toda a família, o Extremo Park oferece atividades como escalada, jump line, camas elásticas, oficinas e uma pista de velotrol, além de programação infantil com oficinas e animações. A Arena RM, desenvolvida em parceria com o ex-jogador Rafael Moura, conhecido como He-Man, possui uma mega estrutura esportiva destinada a modalidades de Beach Tennis, Padel e Pickleball, em um ambiente de nível internacional.
Ambiente corporativo e comércio
O 356 também reserva uma área corporativa de mais de 2 mil metros quadrados, voltada para empresas e profissionais de diversos segmentos, como arquitetura, design, startups e eventos. As salas a partir de 32 m² são ideais para indústrias criativas e serviços voltados à saúde, estética e bem-estar, criando um ambiente diversificado de negócios e oportunidades de networking.
Novas lojas e experiências de compras
Recentemente, diversas lojas abriram suas portas no 356, ampliando as opções de compra e experiência para os visitantes. A Almacor e a Pop Up Galeria, voltadas para moda autoral, acessórios e decoração, já estão em funcionamento, assim como a Maison Deboá, especializada em aromatizantes e cosméticos. A One Only One oferece capacitação em joalheria e gemologia, enquanto a Lemos De Sá promove exposições de arte. Para quem busca alfaiataria, a boutique A Estilosa é uma das opções, ao lado da Bôhho, que trabalha com moda sustentável. A barbearia Max Visual também está atendendo mediante horário marcado. Até o final do ano estão previstas inaugurações de operações no living center.
Para mais informações sobre o Espaço 356, acompanhe as novidades no Instagram @espaco356 (https://www.instagram.com/espaco356) ou no site http://www.espaco356.com.br/.