Iniciativa marca as comemorações pelo aniversário de 47 anos da instituição
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) lançou, na sexta-feira (4/10), o Programa de Integridade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais 2024-2025 e a segunda edição do Código de Conduta Ética do Agente Público em Exercício na instituição. As entregas consolidam o compromisso institucional com as ações que asseguram que a administração pública não se desvie de seu objetivo principal: oferecer os resultados esperados pela população de forma adequada e eficiente. O evento coincidiu com a comemoração pelos 47 anos da Fundação.
“Os lançamentos do Programa de Integridade e do Código de Ética são uma demonstração da Fhemig para toda a sociedade que trabalhamos com muito cuidado e zelo. E vamos caminhar cada vez mais neste sentido”, disse a presidente da Fhemig, Renata Dias.
O novo programa foi inspirado na realidade da Fhemig. Para facilitar a compreensão, trazer leveza e familiaridade com o tema, foram feitas diversas analogias à rotina hospitalar das nossas unidades. O texto remete à uma Linha de Cuidado, orientando o manejo da paciente (a Integridade) e relatando os objetivos do tratamento, a conduta clínica a ser seguida e o plano de alta.
Bárbara Campos de Andrade, assessora estratégica e coordenadora do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC), explicou sobre essas analogias: “O que a Fhemig faz de melhor? Nós cuidamos. Por isso, o Programa de Integridade é uma linha de cuidado, da identificação da paciente (Integridade) até a alta, que é onde queremos chegar: o amadurecimento e a consolidação da cultura organizacional baseadas na integridade e na ética”.
Ela destacou ainda que o Programa de Integridade foi pautado pela ética, transparência e conformidade em todas as atividades e processos da instituição. Será, portanto, um instrumento fundamental para a Fhemig consolidar um ambiente saudável, onde todos pacientes, servidores e parceiros se sintam seguros.
Para conhecer o Programa de Integridade, acesse aqui.
Código de Ética
Já o Código de Conduta Ética do Agente Público em Exercício na Fhemig define procedimentos, condutas, valores e vedações aos agentes públicos que atuam na instituição, além de fomentar o desejo de ser e agir eticamente, por meio da prevenção, disseminação de informações e a convicção em atuar de forma correta, contribuindo para um ambiente de trabalho saudável – que reflete na qualidade da assistência.
O documento é um dos eixos do Programa de Integridade. A atual formação da comissão, presidida por Wivian Aparecida Dornelas Couto, se preocupou em estar cada vez mais presente nas unidades. “Conhecendo a realidade de mais de perto, conseguimos construir um documento de caráter mais consultivo, para sensibilizar os servidores sobre o uso do código de ética como ferramenta que orienta as condutas na nossa vida profissional e também na vida pessoal”, analisa Wivian.
Wivian lembrou que a construção conjunta, por meio das visitas às unidades, foi um importante fator para que o Código de Ética ficasse adequado às atividades da instituição: “Toda contribuição é verdadeira e necessária”, afirmou durante o evento.
Também estiveram presentes o presidente do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais, Joaquim Murta Pereira, e o secretário-executivo do Conset-MG, Jonatan Agnelli Pires Generoso. Ambos destacaram como louvável a iniciativa da Fhemig de não apenas seguir o modelo genérico do estado, mas criar um livro de valores que contemple a realidade de um hospital, como o João XXII e outros da rede.
Para acessar o Código de Ética, clique aqui.
Valores na humanização
Representando a Controladoria Geral do Estado (CGE-MG), a auditora Tatiane de Jesus Silva contou que começou sua carreira pública na Fhemig. “Fiquei impactada, positivamente, como vocês conseguiram customizar as diretrizes da CGE. Vocês têm um trabalho árduo, mas muito bonito pela frente”. Marcela Oliveira Ferreira Dias, titular da Controladora Seccional da Fhemig, completou que “a humanização norteia nosso trabalho, e sempre precisamos pensar nos nossos deveres”.
Fhemig: 47 anos
Com 47 anos de existência, a Fhemig é hoje uma das maiores redes hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, com 16 unidades assistenciais distribuídas por oito municípios, além do MG Transplantes, a Fhemig oferece atendimento 100% SUS e é referência em urgência e emergência, traumatologia e ortopedia, tratamento de queimaduras e toxicologia, gestações de alto risco, doenças raras, oncologia, psiquiatria, infectologia, cuidados prolongados e reabilitação.
A Fundação tem investido em melhorias estruturais, assistenciais e de gestão em suas unidades, além de fortalecer suas equipes hospitalares. “É muito bom comemorarmos um aniversário com muitos presentes: a Fhemig receberá dez novos leitos de UTI em Barbacena, está recebendo novos servidores aprovados no concurso de 2023 e muitas outras coisas boas estão acontecendo. A Fhemig tem um longo caminho pela frente”, pontua a presidente Renata Dias.