Escolas da rede estadual conquistam medalhas de ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

Crédito: Equipes de realização das provas
Incentivando o interesse pelos estudos matemáticos, dezenas de escolas do estado se classificaram nos resultados gerais da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (MSF), uma das maiores competições interclasses de matemática do mundo, revelou o talento e a dedicação dos jovens estudantes da rede pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

As escolas estaduais Presidente Bernardes, de Pouso Alegre,  no Sul de Minas, e Sant’Ana, de Brasília de Minas, no Norte do estado, conquistaram medalhas de ouro na etapa nacional da competição, destacando-se entre as melhores do país.

“Obtivemos êxito nessa Olimpíada graças ao empenho de cada estudante e do nosso professor de Matemática, Paulo Alcântara, que juntos se esforçaram, se prepararam e conseguiram um resultado bastante satisfatório, nos dando muito orgulho”, comentou com entusiasmo Nilmar Mendes, diretor da E.E. Sant’Ana.

Lavinia Paiva, estudante do 2° ano do ensino médio da E.E. Presidente Bernardes, expressou sua empolgação em relação à conquista e seu significado. “É uma conquista significativa tanto para os professores quanto para nós, estudantes. Saber que, após estudar e nos preparar, conseguimos conquistar as medalhas nos motiva a participar de outras competições, como a OBMEP, OBA e OBG, e buscar sucesso nelas também”, afirmou.

Além das medalhas de ouro, outras dez escolas da rede pública estadual receberam medalhas de prata, enquanto 22 foram premiadas com medalhas de bronze na etapa nacional. Os estudantes também conquistaram oito medalhas de ouro na etapa regional (Sudeste) da competição.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é uma competição que reúne equipes de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas brasileiras. Esta competição é uma seção brasileira da Mathématiques sans Frontières, criada em 1990 pela Académie de Strasbourg. No Brasil, a Olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com o objetivo de estimular o interesse dos alunos por inovação, ciência e tecnologia.

Além de promover a aproximação com países estrangeiros, a Olimpíada busca incentivar os jovens estudantes a se aprofundarem nos estudos de matemática, ressaltando sua importância, e fomentar o trabalho em equipe e a resolução criativa de problemas. O resultado geral completo da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras pode ser conferido no site oficial da competição, neste link.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados