Encontro que também celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa chama a atenção para cuidados e políticas públicas voltadas à população 60+
A proposta da iniciativa é chamar a atenção para a necessidade e a importância do acolhimento, do diálogo, da compreensão e de mais respeito a esta parcela da sociedade, grupo especial de homens e mulheres: os chamados 60+.
Campanhas educativas e atividades intelectuais e de lazer também estiveram no foco das propostas durante o encontro que contou com a participação do governador Romeu Zema.
O governador ressaltou a importância de valorizar idosas e idosos na contribuição com a sociedade, inclusive no mercado de trabalho.
“Estamos aqui para comemorar o ‘Outubro Prateado’. Nesse sentido, temos avançado em pautas importantíssimas. Sabemos que nossos idosos e idosas precisam de atenção e têm condições de contribuir com o bem-estar de todos”, disse Romeu Zema.
Campanha
A agenda no Jardim Guanabara marcou, também, o anúncio da segunda etapa da Campanha Estadual de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
A proposta é estimular um esforço contínuo do Governo de Minas no sentido de garantir a proteção das pessoas idosas contra abusos. Além disso, a campanha busca defender e promover uma sociedade mais segura e mais justa.
De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, as ações para fortalecer a campanha e seus objetivos serão bastante destacadas ao longo do mês de outubro.
“A campanha foi pensada para ampliar a conscientização, melhorar a valorização de todos vocês – referindo-se ao público presente – e demonstrar a importância que têm para Minas Gerais. Precisamos falar sobre isso com nossos familiares, com as associações de bairro e com todos à nossa volta. Afinal, não é só o mês de outubro que deveria ser ‘prateado’. O ano inteiro precisa ser”, concluiu a secretária.
Sociedade mineira ‘prateada’
Levantamentos atuais dão conta que idosos e idosas respondem por 17,8% da população de Minas Gerais. São cerca de 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no território mineiro.
Dados do IBGE relativos ao censo demográfico realizado entre 2021 e 2022 apontam que o percentual deve aumentar para 24,9% em 2040 e atingir 32% até 2060.
Minas Gerais é o terceiro estado com maior índice de evolução e crescimento desse público no Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.