Fundação Dom Cabral discute implementação de políticas públicas no âmbito do G20

O Side Event G20: Implementação Colaborativa de Políticas Públicas é uma parceria da FDC com o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (CONSEPLAN)
Em resposta às dificuldades inerentes às políticas públicas, principalmente em contextos nacionais e subnacionais diversos, o Side Event G20, que será realizado na Fundação Dom Cabral, Campus Aloysio Faria em Nova Lima (MG), no dia 26 de setembro, busca explorar caminhos que contribuam para o aprimoramento da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, partindo de uma perspectiva colaborativa, com o envolvimento do setor público, privado e terceiro setor.
Esta é uma iniciativa dentro do T20 (grupo de trabalho do G20) que reúne think-tanks e centros de pesquisa dos países do G20 e de países convidados. O T20 atua realizando conferências, reuniões, propondo e organizando eventos paralelos e emitindo recomendações de políticas dentro de 6 forças-tarefa: combate à desigualdade, à pobreza e à fome; ações climáticas sustentáveis e transições energéticas inclusiva; reformulação da arquitetura financeira internacional; comércio e investimentos para o crescimento sustentável e inclusivo; transformação digital inclusiva; fortalecimento do multilateralismo e governança global.
Devem comparecer ao evento cerca de 300 líderes e servidores do governo federal; dos governos estaduais e municipais; especialistas seniores de organismos internacionais, pesquisadores de renome da área de gestão e políticas públicas; executivos de empresas; e executivos de organizações não-governamentais.
Segundo a diretora do FDC Gestão Pública, “o objetivo do evento é trazer uma discussão pragmática em relação aos desafios das forças-tarefa elencadas pelo G20, ou seja, como de fato esses desafios podem e devem ser endereçados visando a implementação de políticas públicas. Essa discussão será norteada por quatro pilares: planejamento com foco na implementação, transformação digital, transição justa e governança global.”
Para o presidente do Conseplan, Fabrício Marques, outro ponto de destaque do evento é “a oportunidade também de debater com lideranças internacionais, especialistas internacionais do G20, os desafios da gestão pública no mundo todo, inclusive o modelo legal de finanças públicas e orçamento no Brasil. Nosso modelo de orçamento da lei 4.320 que é de 1964, está fazendo 60 anos. Precisamos de um debate intenso para modernizar a legislação brasileira e ter mais fluidez na previsibilidade dos investimentos públicos no Brasil”.
Para Camila Barbosa Neves, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. “Estamos muito honrados em receber o Side Event G20 by FDC e Conseplan em Minas Gerais. O Governo de Minas e a Seplag-MG, como integrante do Conseplan, têm como objetivo sempre atuar para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país e estamos certos de que esse evento, ao reunir tantos temas e participações relevantes, irá contribuir de forma fundamental nesse propósito e na efetiva implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, pontua.
Serviço:

Evento “Política Pública e Ação”

Data: 26 de setembro

Horário: 8h às 18h00

Local: Campus Aloysio Faria – Fundação Dom Cabral – Avenida Princesa Diana, 760 – Alphaville – Nova Lima (MG)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados