A Inteligência Artificial vem dominando e trazendo inovações tecnológicas em todas as áreas, inclusive no setor da educação. Nesse âmbito, a AI pode ser usada para criar experiências de aprendizado personalizadas para os alunos, elaborar programas que reforcem a capacidade dos professores e os ajudem a gerenciar suas cargas de trabalho, também fornecer novos insights sobre como os alunos aprendem.
Breno Lessa, CEO da Appia, ressalta que a Inteligência Artificial permite que as instituições educacionais implementem e ofereçam tutores virtuais, além de outras estratégias com apoio integral e que melhoram o ensino. “Essa tecnologia em todos os graus é uma aplicação promovida com programas de alta capacidade que utilizam a inteligência artificial na educação para acrescentar no aprendizado fora das salas de aula”, comenta.
Além disso, a AI tem uma grande capacidade de armazenar e processar os dados complexos, e isso possibilita entender o padrão de aprendizagem de cada aluno em suas individualidades. “A educação nas escolas e instituições de ensino precisam da disponibilização de tecnologias que conseguem conversar melhor com os alunos”, diz Breno.
Benefícios da Inteligência Artificial na Educação
- Geração de conteúdo personalizado;
- Automatização de atividades básicas;
- Identificação e adaptação frente às necessidades dos alunos;
- Fornece feedback útil aos educadores;
- Engajamento;
Ela também pode ser usada para ampliar novas ferramentas e tecnologias que podem melhorar a qualidade da educação e tornar o ensino mais eficiente. Quanto mais a IA evoluir, suas aplicações na educação se tornarão mais difundidas e poderosas.
Fonte: Breno Lessa, formado em direito, computação e CEO da Appia – https://www.appia.com.br/ — @appiadigital –