Logística reversa gera economia para empresas de telecomunicações

Adoção de práticas sustentáveis reduz custos e aumenta a competitividade no mercado
Foto: Carlos Tanaka

A indústria de telecomunicações gera um volume grande de resíduos eletrônicos, incluindo celulares, modems, roteadores e baterias. Porém, uma solução já disponível no mercado desponta como uma aliada de empresas e seus clientes. A logística reversa vem se mostrando um caminho ambientalmente correto e economicamente vantajoso.

Em um cenário de crescimento no volume de lixo eletrônico, a questão torna-se mais importante do que nunca. O E-waste Monitor 2024, relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que analisa o descarte desse tipo de resíduos, revelou que os brasileiros jogam fora 2,4 bilhões de quilos de material eletroeletrônico todos os anos. O número representa um crescimento de cerca de 15% se comparado ao volume do relatório anterior, em 2020. Por isso, dar o destino adequado para estes materiais torna-se urgente.

Carlos Tanaka, fundador da PostalGow e especialista em logística com mais de 25 anos de experiência, ressalta a importância dessa solução. “A logística reversa é uma questão ambiental e uma estratégia econômica. As empresas que conseguem implementar esse sistema de forma eficiente têm uma redução nos custos de produção”, avalia o especialista.

Redução de custos e otimização de recursos

O descarte inadequado dos resíduos eletrônicos causa diversos danos, como contaminação do solo e da água, problemas de saúde e riscos à biodiversidade. Nesse contexto, a logística reversa se firma como ferramenta para coletar, transportar, processar e destinar corretamente esses aparelhos e componentes, promovendo sua reutilização, reciclagem e descarte seguro.

A logística reversa ajuda até a eliminar os altos custos de destinação a aterros sanitários, que podem variar entre R$0,50 e R$3 por quilo. Em contrapartida, a reciclagem pode gerar receita de até R$5 por kg. Essa prática também permite a recuperação de materiais como metais preciosos e plásticos, que serão reutilizados na produção de novos produtos. Estudos da Universidade de São Paulo (USP) indicam que a reutilização pode gerar uma economia de até 20% nos custos de produção.

Além disso, a logística reversa contribui para a redução de devoluções e trocas de produtos defeituosos ou danificados, diminuindo custos com transporte, mão de obra e atendimento ao cliente.

Benefícios para clientes e meio ambiente

Os consumidores também saem ganhando quando existe uma política de logística reversa por parte das empresas. Aquelas que adotam práticas sustentáveis se tornam a preferência de 72% dos consumidores, conforme apontado por uma pesquisa do Procon.

Empresas que oferecem programas de logística reversa com benefícios para os clientes, como descontos ou troca de produtos usados por novos, conseguem fidelizar sua base de consumidores e atrair novos. A implementação da logística reversa também fortalece a imagem das empresas junto ao público e aos investidores, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Isso pode resultar em maior fidelização de clientes e atração de novos investidores.

Carlos Tanaka destaca a relevância estratégica dessa prática para todo o setor de telecomunicações. “A logística reversa é uma oportunidade para as empresas inovarem em seus processos e se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo. Investir nessa área deixou de ser meramente um posicionamento a favor do meio ambiente, mas também uma opção clara pelos custos mais baixos”, finaliza.

 

Sobre Carlos Tanaka

O especialista possui mais de 25 anos de experiência na área de Logística, tem forte atuação em startups voltadas para soluções de tecnologia no segmento de telecomunicações. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, pós graduado pela UC Berkeley Extension e MBA pela Business School SP.

 

Sobre a PostalGow

A empresa é o resultado de experiências vividas no segmento logístico de telecomunicações ao longo de 25 anos. A PostalGow tem se destacado no mercado por ser a única empresa especialista em soluções logísticas do país que tem serviços “End-to-end” de Logística de Telecomunicações, tanto com operações de armazenagem e transporte, e também a reversa, incluindo a retirada de equipamentos dos assinantes e seu recondicionamento, atendendo às melhores práticas de ESG.

Trata-se de uma empresa de Logística que leva conectividade e traz sustentabilidade.  Seu diferencial é a sua tecnologia empregada com alta especialização em soluções de telecom, com resultado surpreendente de crescimento no ano de 2023 de 60%. Possui capacidade instalada para atender até 300 mil solicitações mensais de retirada de equipamentos de reversa. O armazém central utilizado atende a 25 mil pallets e a capacidade de recondicionamento chega a até 70 mil equipamentos por mês. Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais @postalgow.

 

 

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