A equipe da Defesa Civil de Brumadinho acompanhou na quinta-feira (15/02) os representantes do Ministério Público em vistoria à barragem B1 da mineradora Morro do Ipê, que teve o seu nível de alerta aumentado de 0 para 1. O comunicado foi feito pela própria mineradora.
Após estudos de descomissionamento, feitos por auditoria independente contratada, foi recomendada uma obra de reforço na barragem. Os estudos de perfuração encontraram rejeito em uma das seções da barragem elevando o fator de segurança.
A barragem está localizada na serra de Igarapé na vertente Brumadinho e, atualmente, duas famílias vivem na zona de auto salvamento da barragem. Em 2019, à pedido da justiça, a Defesa Civil evacuou quatro famílias que residiam na mancha de inundação da barragem B1, da extinta mineradora Emicom, que fica na mesma zona de auto salvamento da barragem da Ipê.
No final do ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) já havia notificado a mineradora a apresentar as condicionantes de funcionamento da barragem, visando a acompanhar a estabilidade da estrutura. Com a elevação do nível, a SEMAD acompanha agora a situação de segurança da barragem, assim como a fiscalização, que é feita por órgãos estaduais e pela Agência Nacional de Mineração.
A SEMAD aguarda ainda um posicionamento da mineradora Ipê para a realização de audiência pública para esclarecimento do estado de segurança da barragem para toda a população.
No fim da tarde de quinta-feira (15/02), a mineradora emitiu uma nota explicando que já está desenvolvendo estudos e ações adequadas para solucionar a questão. Reforça ainda que equipes especializadas seguem acompanhando as estruturas por meio de vistorias técnicas, inspeções diárias em campo e monitoramento permanente, por câmeras de vídeo e análise de instrumentação realizados 24h, sete dias da semana, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico.
No comunicado, a Ipê afirma que o estado de conservação da estrutura permanece adequado e que o nível 1 de emergência não requer a evacuação da população a jusante da barragem.