A Plena Alimentos, uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do Brasil, está presente na Gulfood 2025, feira internacional de alimentos e bebidas, que ocorre, nesta semana (17 a 22 de fevereiro), no World Trade Centre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento, que chega à 30ª edição, representa uma importante oportunidade para fortalecer laços comerciais e explorar novas possibilidades de negócios no Oriente Médio, uma das regiões de maior demanda por proteína bovina no mundo.
A Plena Alimentos tem um espaço dentro do estande da ABIEC (Associação Brasileira de Indústria Exportadora de Carne), destacando-se como uma das principais empresas exportadoras de carne para o Oriente Médio. A companhia também conta com a presença de executivos e traders durante o evento.
O objetivo é consolidar a imagem da companhia como um grande exportador de proteína bovina para o Oriente Médio, fortalecer o relacionamento com os clientes já existentes e captar novos parceiros comerciais. Atualmente, a Plena tem se consolidado como referência na exportação de carne para a região, com aproximadamente 25% de suas exportações destinadas ao mercado árabe.
“A participação na Gulfood é uma excelente oportunidade para reforçarmos a presença da Plena no mercado árabe, que é estratégico para a companhia. Estamos focados em expandir nossos negócios na região, oferecendo produtos de alta qualidade e segurança alimentar, com certificação Halal, que atendam às necessidades dos consumidores locais”, afirma o diretor comercial da Plena Alimentos, Roberto de Oliveira.
Expansão e diferenciais competitivos
A Plena Alimentos possui um portfólio robusto e diversificado de produtos, que inclui carne in natura e produtos industrializados, todos com altos padrões de qualidade. Além da excelência na produção, a empresa se destaca pelo atendimento personalizado ao mercado árabe, com um profissional dedicado exclusivamente ao relacionamento com os clientes da região, fluente em árabe e com uma compreensão profunda da cultura local.
A companhia também possui unidades habilitadas para a exportação ao mercado árabe e exporta para praticamente todos os países da região do MENA (Middle East and North Africa). “A certificação Halal é um diferencial competitivo fundamental para garantir que nossa carne esteja em conformidade com as demandas dos países árabes. A Plena está atenta às atualizações normativas e se mantém em constante adaptação para atender as necessidades do mercado com a mais alta qualidade”, enfatiza o coordenador de Comércio Exterior da Plena, Kazuo Miyata.
Expansão e investimentos estruturais
A Plena está se preparando para um crescimento significativo com foco também no mercado árabe, incluindo a abertura de uma nova planta de desossa em Goiás. Essa nova estrutura permitirá aumentar a produção e a oferta de carne para a região, atendendo à crescente demanda por proteína bovina no Oriente Médio. A empresa também tem investido em melhorias contínuas em suas unidades. “Esses investimentos, juntamente com a expansão da capacidade produtiva, reforçam a posição estratégica da empresa no mercado global de proteína bovina”, afirma Roberto de Oliveira.
Sobre a Plena
A Plena Alimentos é uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do país e tem atuação expressiva no mercado internacional. Atualmente, exporta para 50 países com alta exigência de padrão de qualidade e possui certificações que permitem operar nesses mercados no mundo inteiro.
Com cerca de 2.500 colaboradores, mantém unidades em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Goiás: três plantas industriais de abate de bovinos, uma para beneficiamento de carnes e uma central de armazenagem e distribuição de produtos alimentícios. Há 31 anos, a empresa é reconhecida pela qualidade e procedência dos produtos, utilizando as melhores práticas produtivas e seguindo protocolos pautados pelo Mapa (Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A Plena integra o Grupo CDM, que é composto também pela Agropecuária Grande Lago (a maior e uma das mais modernas operações de confinamento da América Latina), Transquali (empresa de logística do grupo) e Petsko (unidade de negócios para a produção e comercialização de snacks naturais no segmento Pet).